Notícias » Brasil

Onça-parda é presa em banheiro após invadir casa no interior de São Paulo

Animal foi resgatado na cidade de São Pedro na última segunda-feira, 18

Isabela Barreiros Publicado em 21/10/2021, às 07h38

Onça-parda isolada em banheiro em São Pedro, SP
Onça-parda isolada em banheiro em São Pedro, SP - Divulgação/Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Uma família que habita a cidade de São Pedro, no interior de São Paulo, teve a casa invadida por uma fêmea adulta de onça-parda na manhã da última segunda-feira, 18. Para conter o animal até que ele fosse resgatado pelos bombeiros, os moradores o prenderam no banheiro.

Eles estavam aguardando a chegada da equipe de especialistas do Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) para tirar o felino do local e tiveram a ideia de levá-la até o box do banheiro da residência, onde ele ficou até o time da instituição aparecer.

Segundo o UOL, com informações da veterinária do zoológico, Camilla Xavier Mendes, que auxiliou no resgate, a filha adolescente foi a primeira a ver a onça dentro da casa, o que fez com que ela chamasse o pai.

"Na hora que ela se deparou com a onça, foi chamar o pai. Disse para ele 'tem um animal dentro de casa'. Ele foi [verificar], achando que fosse um animal menor, tipo um gato do mato, ou algo parecido", contou Mendes ao portal.

O proprietário da casa disse à profissional que o animal estava dentro do imóvel desde às 9h da manhã. Como parecia estar saudável, os especialistas usaram um dardo anestésico apenas para verificar suas condições, o que foi comprovado.

A partir do exame de uma bióloga e de um tratador do zoológico, o animal foi liberado em uma área de mata nativa na cidade pouco após despertar do anestésico. 

De acordo com Mendes, o crescimento das cidades, o desmatamento e as queimadas são os principais motivos para que o aparecimento desses animais se torne cada vez mais comum em residências. 

Caso isso aconteça, a recomendação é que se busque a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros de seu município, não alimentando o animal nem tocando-o.