Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Independências

Onde e quando assistir 'Independências', série de Luiz Fernando Carvalho sobre a Independência do Brasil

‘Independências’ relata fatos e personagens curiosos do processo de liberdade do país

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/09/2022, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel de Oliveira no papel de Dom Pedro I - Divulgação / TV Cultura
Daniel de Oliveira no papel de Dom Pedro I - Divulgação / TV Cultura

No dia que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil, 7 de setembro, a TV Cultura estreia a série ‘Independências’, criada por Luis Alberto de Abreu e dirigida por Luiz Fernando Carvalho – dupla responsável por “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”.

A nova série será exibida todas as quartas-feiras, às 22h, ao longo de 16 episódios que trazem novos olhares para o processo do rompimento do Brasil com Portugal.

O roteiro tem como plano de fundo a pesquisa realizada pelo jornalista José Antônio Severo, que explora outros personagens fundamentais para a Independência, trazendo à tona a voz de negros, padres e mulheres.

"Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a TV Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”, disse Luis Fernando.

Elenco de peso

Além de trazer personagens e fatos que muitos não conheciam sobre a importante data, a série também destaca o papel de pessoas conhecidas, mas que nunca foram retratadas com a devida importância em artigos ou pinturas que retratam tal data. Como é o caso da imperatriz D. Leopoldina e José Bonifácio de Andrada e Silva, pessoas de suma importância para a culminância da liberdade.

O elenco da produção reúne grandes nomes como Antônio Fagundes (D. João VI), Maria Fernanda Cândido (Maria Graham), Daniel de Oliveira (D. Pedro I), Gabriel Leone (D. Miguel) e Louisa Sexton (Leopoldina). Cantoras brasileiras também fizeram participações especiais na trama, como Margareth Menezes e Fafá de Belém.