Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

ONU continuará missão política no Afeganistão mesmo após saída das tropas norte-americanas

A decisão foi confirmada pelo porta-voz da Organização das Nações Unidas

Penélope Coelho Publicado em 16/04/2021, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do prédio da ONU - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa do prédio da ONU - Divulgação/Pixabay

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas na manhã desta sexta-feira, 16, pelo UOL, a ONU continuará com sua missão política de ajuda ao Afeganistão, mesmo após a retirada dos militares dos Estados Unidos e da Otan.

Sabe-se que recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a saída das tropas militares norte-americanas do Afeganistão até o dia 11 de setembro deste ano, data que marca do 20º aniversário dos ataques terroristas. “Está na hora de encerrar a mais longa guerra dos EUA”, afirmou o democrata na ocasião.

Em anúncio, o porta-voz da Organização das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, afirmou que a saída das tropas irá impactar o país. "Seguiremos revisando a situação, mas nosso trabalho no Afeganistão continuará. A ONU participa do desenvolvimento humanitário do Afeganistão há muito tempo, e permaneceremos ali para ajudar o povo afegão”, afirmou.

O atual trabalho da ONU no Afeganistão conta com 1,2 mil pessoas, em sua maioria afegãos, para realizar uma pequena missão sem forças de manutenção da paz, a fim de encontrar uma “solução política para o conflito”.