Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

ONU diz que risco de grande conflito entre Rússia e Ucrânia é real

“As próximas horas e dias serão críticos", declarou a secretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo

Redação Publicado em 22/02/2022, às 10h29

Manifestantes protestam em defesa da Ucrânia - Getty Images
Manifestantes protestam em defesa da Ucrânia - Getty Images

A secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, fez um alerta nesta terça-feira, 22, para a possibilidade de um "grande conflito" entre a Rússia e Ucrânia. A declaração foi dada durante uma reunião emergencial liderada pelo Ocidente.

A situação na Europa se tornou ainda mais instável ontem, depois que Putinreconheceu a independência de duas regiões separatistas do leste da Ucrânia e deu ordens para o envio de tropas.

“As próximas horas e dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser prevenido a todos os custos. Há o pleno empenho do secretário-geral para trabalhar para uma solução diplomática da crise atual”, disse DiCarlo, segundo informações do UOL.

Na ocasião, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que o presidente russo "colocou o mundo perante a uma escolha".

“Esse ataque à soberania e integridade territorial à Ucrânia é não provocado e claramente a Rússia está procurando um pretexto para uma futura invasão. Não podemos desviar o olhar. A história nos diz que olhar para o lado será um percurso muito custoso”, afirmou Thomas-Greenfield.