Notícias » Brasil

Operação brasileira com parceiros apreende embarcação repleta de cocaína

Segundo as autoridades, o barco carregava 1,5 tonelada da droga, que seria enviada para a Europa

Penélope Coelho Publicado em 16/02/2021, às 09h50

Apreensão em costa brasileira
Apreensão em costa brasileira - Divulgação/ Ministério da Defesa

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 15, pelo jornal O Globo, uma cooperação feita em parceria entre Brasil, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido, desencadeou na apreensão em alto-mar de uma embarcação repleta de cocaína.

Segundo revelado na publicação, o barco navegava na costa de Recife, em Pernambuco e foi interceptado pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari a cerca de 270 quilômetros do litoral brasileiro.

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal prenderam cinco brasileiros que faziam o transporte da substância ilegal.

Barco em alto-mar navegava com conteúdo ilegal / Crédito: Divulgação/ Ministério da Defesa

 

De acordo com a publicação, acredita-se que a droga tinha como destino a Europa, onde provavelmente seria vendida. Reportagem publicada pelo G1 explica que o veleiro interceptado tinha 1,5 toneladas de droga em seu interior.

A colaboração foi considerada inédita, já que pela primeira vez houve parceria entre esses países na luta contra o narcotráfico em alto-mar.

A cooperação reforça o trabalho brasileiro feito em conjunto com o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcótico (MAOC-N), com sede em Lisboa; com a Drug Enforcement Administration, empresa criada para controle de drogas nos EUA; e também com a National Crime Agency, da Inglaterra.

A apreensão abre portas para reforçar a segurança marítima no país, além de monitorar a circulação das embarcações em águas brasileiras, para identificar possíveis cargas ilegais.