Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Operação London Bridge: Os planos que serão colocados em prática após a morte de Elizabeth II

Embora a monarca ainda esteja viva, planos para quando ela partir seguem ativos

Fabio Previdelli Publicado em 11/04/2022, às 16h59 - Atualizado em 08/09/2022, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II - Foto por Elli Gerra pelo Wikimedia Commons
A rainha Elizabeth II - Foto por Elli Gerra pelo Wikimedia Commons

Nesta semana, o estado de saúde da rainha Elizabeth II vem preocupando internautas e curiosos pela vida da Família Real Britânica. O motivo para toda a preocupação foi a aparição da monarca na cerimônia de posse de Liz Truss no cargo de primeira-ministra do Reino Unido, onde ela foi vista com um mancha roxa em uma das mãos.

Então, com a repercussão do assunto, a rainha passou a ficar abrigada no Castelo de Balmoral, na Escócia, acompanhada de seu filho, o príncipe Charles — e em breve outros membros da Família Real devem chegar, ao longo da semana —, e sob observação médica. Atualmente, profissionais da saúde que a acompanham recomendam que ela descanse — o que a fez até mesmo cancelar uma reunião virtual com ministros.

Assim, com uma possível morte da rainha Elizabeth II sendo considerada por diversos veículos, a chamada 'Operação London Bridge' vem sendo extremamente mencionada no Twitter. Ela consiste em um conjunto de planos que serão postos em prática após o falecimento da Rainha por todo o Reino Unido.

Mancha em mão de Elizabeth II
Mancha em mão de Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Com isso, courarias em toda a Grã-Bretanha já começaram a produção em massa, em abril, para abafadores de sinos de igreja, que soarão anunciando a partida de Sua Majestade Real. Importante ressaltar que a maioria das 16.000 igrejas do Reino Unido nunca tocaram sinos totalmente abafados desde a morte do rei George VI, pai de Elizabeth II, em 6 de fevereiro de 1952.

Passamos muito tempo conversando com a Casa Real e o Palácio Lambeth sobre o dia em que o Monarca falecer, o que esperamos que não seja tão cedo”, relatou Vicki Chapman, a porta-voz do Conselho Central dos Sinos da Igreja, em entrevista ao Daily Mail realizada em abrildeste ano. 

“Adicionar abafadores faz os sinos soarem tristes, mais como um zumbido — então eles soarão como 'thud, thud, thud' em vez de 'dong, dong, dong'”, explica. “Trata-se de prestar a devida reverência ao serviço do monarca e comemorar sua vida”.

Desta forma, courarias em todo o país relataram o aumento de pedidos para a produção de produtos específicos para o momento. “Muitas consultas estão chegando e estamos aceitando cada vez mais pedidos”, disse Philip Pratt, da Bell Muffles da Big Wilf, na região de Bristol. “As muflas são um produto especializado e apenas alguns fabricantes de couro no Reino Unido as fabricam”.

Os abafadores são usados ​​para amortecer o som de ambos os golpes do badalo do sino e são reservados apenas para a morte de um monarca. Às vezes, os sinos são tocados meio abafados com um toque ‘silencioso’ para o Remembrance Sunday e também em funerais.

O plano

O plano secreto de codinome ‘Operação London Bridge’ também inclui preparativos para uma maior segurança no Reino Unido, normas de contingências da Covid-19 e até mesmo o planejamento das contas de mídia social da Família Real. Ele narra meticulosamente os preparativos para os 10 dias desde a morte da monarca até seu funeral na Abadia de Westminster.

No dia da morte de Elizabeth II, Charles fará um pronunciamento à toda nação na parte da noite, antes de fazer uma turnê de luto pela Grã-Bretanha. O primeiro-ministro será informado pelo cortesão mais graduado do Palácio de Buckingham, assim como o chefe do serviço civil e os principais ministros do país.

Além disso, as bandeiras serão abaixadas a meio mastro nos prédios do governo dentro de 10 minutos após a notícia e o Parlamento terá suas atividades suspensas. Assim como ocorreu quando o príncipe Philip morreu, no ano passado, o site da Família Real mostrará uma página preta confirmando a morte da rainha .

Às 18 horas será realizado um minuto de silêncio nacional, após isso o primeiro-ministro terá uma audiência com o novo 'rei Charles', cuja sucessão tem o codinome ‘Operação Maré da Primavera’. Após os deveres em Londres, Charles embarcará em uma turnê pelo Reino Unido, visitando a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. 

Príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II
Príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II / Crédito: Foto por Palácio do Planalto pelo Wikimedia Commons

Já o caixão da rainha ficará exposto para exibição pública antes de seu funeral. Com isso, o Ministério do Interior reforçará a presença de segurança na cidade por causa do aumento do risco de terrorismo.