Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesla

Optimus: Elon Musk anuncia que robô humanoide da Tesla ficará pronto até setembro

O robô foi projetado para realizar funções perigosas aos seres humanos

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/06/2022, às 16h30

Optimus tem sua apresentação prevista para 30 de setembro - Reprodução/YouTube/CNET Highlights / Getty Images
Optimus tem sua apresentação prevista para 30 de setembro - Reprodução/YouTube/CNET Highlights / Getty Images

A Tesla, empresa automotiva de Elon Musk, já possui data de lançamento para 'Optimus', novo robô humanoide projetado para realizar funções repetitivas ou perigosas no lugar dos humanos.

De acordo com a empresa em entrevista online para o Fórum Econômico do Qatar e em um tweet, a previsão para a apresentação do novo Tesla-bot é dia 30 de setembro, dia da Inteligência Artificial da Tesla.

O robô, que havia sido anunciado ano passado por Musk, terá cerca de 1,72 m de altura, 68 kg e executará, a princípio, funções como prender parafusos a carros com uma chave inglesa ou fazer compras no supermercado. Além disso, ele é capaz de andar a até 8 km por hora e poderá suportar levantar até o próprio peso, de acordo com o portal Tilt do UOL.

Optimus, como foi chamado o novo robô humanoide da empresa, terá ainda uma aparência semelhante à do robô NS5, da ficção científica 'Eu, Robô' — dirigido por Alex Proyas e lançado em 2004, inspirado no livro homônimo de Isaac Asimov.

Ele contará com uma câmera acoplada na frente da 'cabeça', e seu sistema será alimentado pelo computador Full Self-Driving, da Tesla; e poderá reconhecer objetos reais por meio de sensores personalizados por todo o corpo.

No futuro, o trabalho físico será uma escolha", declarou o empresário no dia da Inteligência Artificial da Tesla do ano passado. "Estamos configurando [Optimus] para que, num nível mecânico, num nível físico, você possa fugir dele e provavelmente dominá-lo", acrescentou, para tranquilizar aos que são receosos com a inovação.

Eu, Robô (2004)

Confira a sinopse e o trailer da ficção científica de 2004, em que robôs realizam serviços perigosos aos humanos e acabam se rebelando:

Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem , esses robôs possuem um código de programação que impede a violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que os robôs tenham encontrado um meio de desativar a Lei dos Robóticos."