Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Origem do povo que construiu Stonehenge é finalmente descoberta

Teste de DNA revelou características do povo responsável pelo mais famoso megalítico do mundo

Alana Sousa Publicado em 16/04/2019, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stonehenge - Getty Images
Stonehenge - Getty Images

Um estudo publicado na revista Nature revelou a origem do povo que construiu o monumento megalítico Stonehenge, criado por volta do ano 3 mil a.C., durante o Período Neolítico.

Para tal descoberta, um grupo de pesquisadores britânicos analisou amostras de DNA extraídas de esqueletos neolíticos encontrados no local com o de pessoas que residiam na Europa durante o mesmo período.

O monumento, localizado no condado de Wiltshire, no interior da Inglaterra, foi construído por povos que saíram da Anatólia, atual Turquia, e seguiram viagem para a Península Ibérica, e então para a Grã-Bretanha, há 4 mil anos.

A migração foi parte de um grande movimento que introduziu, junto com a agricultura, os habitantes de Anatólia na Europa. O grupo de agricultores britânicos parece ter chegado primeiro à costa ocidental.

Pesquisadores sugerem que, ao invés de utilizar o caminho mais curto, e cruzar o Canal da Mancha, os ancestrais optaram pela rota mais complicada, passando pelo Atlântico.

Além da agricultura, os migrantes neolíticos trouxeram a tradição de construir grandes monumentos de pedra, conhecidos como megalíticos ou megálitos. Stonehenge faria parte desse costume.

O professor de genética evolucionária da University College London, Mark G. Thomas, ainda destaca que a Europa era povoada por pequenos grupos de caçadores/coletores na época da migração, e que não houve uma grande proximidade entre os dois grupos. “É difícil dizer o porquê disso acontecer, mas é possível que esses últimos caçadores/coletores britânicos tenham sido relativamente poucos em números”, afirma Thomas.

O estudo considerou também a aparência da população de caçadores/coletores neolíticos, mostrando que essas pessoas tinham pele escura e olhos azuis. Enquanto os agricultores neolíticos tinham a pele mais clara e olhos castanhos.