Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Os possíveis restos de um mercenário romano e sua vítima decapitada

A descoberta se deu em um sítio arqueológico localizado no País de Gales

Redação Publicado em 20/04/2022, às 11h42 - Atualizado em 20/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto de homem decapitado - Divulgação / Rubicon Heritage
Esqueleto de homem decapitado - Divulgação / Rubicon Heritage

Arqueólogos encontraram os restos mortais do que eles acreditam ter sido um mercenário e sua vítima, que viveram no período do Império Romano.

A descoberta se deu no País de Gales, no Reino Unido, em um sítio arqueológico que guarda esqueletos de diferentes épocas, desde a pré-história. 

O possível mercenário foi enterrado com uma espada. Os pesquisadores encontraram o esqueleto de um segundo homem que, decapitado, foi sepultado com a cabeça nos pés do mercenário.

Os arqueólogos investigam

Entre os anos de 2017 e 2018, a empresa de serviços arqueológicos Rubicon Heritage, da Irlanda, realizou escavações no local. Desde então, uma equipe de especialistas vem promovendo investigações, especialmente sobre o caso dos dois homens enterrados juntos.

Local em que foram encontrados os restos mortais / Crédito: Divulgação / Rubicon Heritage

"[Os primeiros povos medievais] voltaram ao local pré-histórico para fazer este túmulo, embora fosse um período cristão, e você esperaria que eles fossem enterrados em torno de uma capela ou igreja", disseMark Collard, diretor da Rubicon Heritage e arqueólogo responsável pelo projeto de escavação, conforme repercutido pelo Live Science.

Enterro peculiar

Segundo Collard, o possível mercenário teve um enterro "bastante peculiar", uma vez que foi encontrado "no meio de um campo perto da vila romana com vista para o vale e para o mar." Para o arqueólogo, esse seria "um ótimo lugar para ser enterrado."

Restos mortais de homem que viveu na Idade do Bronze / Crédito: Divulgação / Rubicon Heritage

O homem, que utilizava botas, foi colocado de bruços em um caixão fechado com pregos. Junto a ele estavam uma longa espada de ferro e um broche de prata, que seriam indicativos de trajes militares romanos do final do quarto ao início do quinto século d.C.

O pesquisador explicou que, durante o período romano tardio, a região que se tornaria o Reino Unido sofreu com invasões, levando o império a lutar com a ajuda de mercenários. Por isso, há chances de o esqueleto encontrado ser de um desses mercenários romanos ou até mesmo de um invasor.

Não se sabe, segundo o Live Science, de que maneira o homem morreu. A suspeita é de que tenha contraído uma infecção no ouvido, a qual teria se espalhado pelo crânio. Ele tinha cerca de 20 anos e altura de até 1,75 metro.

Esqueleto medieval encontrado no local / Crédito: Divulgação / Rubicon Heritage

O homem decapitado

O homem decapitado também tinha seus vinte e poucos anos quando foi morto. Ele foi enterrado dentro de um caixão, o qual foi envolvido em uma mortalha, conforme informaram os arqueólogos.

De acordo com a fonte, um estudo publicado no ano de 2021 na revista Britannia diz que em torno de 2% a 3% dos enterros em locais romanos são de pessoas decapitadas.

Para Collard, isso leva a crer que a prática pode ter sido usada para separar a alma do corpo ou, até mesmo, impedir que o corpo se levantasse.

Confira mais detalhes sobre a pesquisa por meio deste link;


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W