Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Os Simpsons: Dublador branco deixará de dar voz à Dr. Julius Hibbert

Mudança acontece após polêmica envolvendo a falta de oportunidade a atores atores negros

Fabio Previdelli Publicado em 23/02/2021, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Dr. Julius Hibbert - Divulgação
O personagem Dr. Julius Hibbert - Divulgação

Em Os Simpson, o Dr. Julius Hibbert, o médico que atente todos os habitantes da querida Springfield, que aparece no seriado desde 1990, sofrerá uma pequena, mas importante mudança. As informações são do UOL. 

Hibbert deixará de ser dublado por Harry Shearer e passará a ter a voz de Kevin Michael Richardson, que é conhecido pela voz de Goro, em Mortal Kombat (1995), e que também já deu teve outras pequenas aparições na série que conta a história da família amarelada.  

O mais legal disso tudo é que Richardson, assim como o médico, é negro. A mudança ocorre após uma série de polêmicas: a primeira delas aconteceu em 2017, quando o comediante Hari Kindabolu produziu o documentário The Problem With Apu, no qual criticava os estereótipos raciais projetados no personagem indiano.  

O outro deles foi devido as manifestações do Black Lives Matter, que aconteceram no ano passado, após o assassinato brutal de George Floyd. Os protestos serviram para, entre outras coisas, fomentar a crítica a falta de oportunidade que negros possuem no mercado de trabalho, mesmo com qualificações semelhantes, ou melhores, que homens brancos, o que expôem o racismo estrutural presente na sociedade americana.

Assim, os produtores da animação anunciaram que os atores brancos deixariam de dar voz a personagens de outras etnias, reformulando o elenco da série. "Dando um passo em frente, Os Simpsons não terão mais atores brancos dublando personagens não brancos", disseram em um comunicado emitido na época.  

Vale ressaltar que essa mudança não deixará Shearer desempregado, já que ele continua fazendo parte das dublagens de Os Simpsons, dando voz a outros personagens importantes, como Ned FlandersWaylon Smithers, Lenny Leonard e o Diretor Skinner.  

Antes do Dr. Julius Hibbert, a série já havia passado por outras duas mudanças por motivos raciais: Hank Azaria foi substituído por Alex Désert no papel de Carl Carlson; e Tress ManNeille foi substituído por Jenny Yokobori, que dava voz a personagem Kumiko.