Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Ossada de baleia que havia desaparecido no litoral de São Paulo é encontrada e identificada

De acordo com instituto, o esqueleto foi recolhido para que não fosse arrastado pela maré

Penélope Coelho Publicado em 01/06/2021, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ossada encontrada em uma praia, em Peruíbe - Acervo Pessoal/Marcelo Rodrigues
Ossada encontrada em uma praia, em Peruíbe - Acervo Pessoal/Marcelo Rodrigues

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 31, pelo UOL, o Instituto Biopesca informou que conseguiu localizar a ossada de uma baleia que apareceu em 21 de maio, e logo sumiu, na praia Barra do Una, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo.

Segundo o instituto, o esqueleto da grande baleia de quatro metros, estava com moradores que haviam retirado os restos do animal para que não fossem carregados pela maré. Na ocasião, o achado chamou a atenção e as fotografias viralizaram nas redes sociais.

O que sobrou da ossada/ Crédito: Divulgação/Intituto Biopesca

Agora, os especialistas puderam analisar a ossada e identificaram que se tratava de uma espécie de baleia-sei. De acordo com o instituto, o animal encalhou no local em 2016, já sem vida.

De acordo com uma reportagem do G1, o órgão responsável coletou uma amostra do material encontrado para registro, enquanto o restante está sob os cuidados da guarda da Fundação Florestal. Segundo o Biopesca, a ossada deve ficar em exposição na praia Barra do Una, mas, o local ainda não foi definido.