Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ossos humanos do Neolítico são encontrados por acaso em ilha do Canal da Mancha

A descoberta foi feita por um homem que estava caminhando por entre as rochas na costa da ilha

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/04/2021, às 16h12 - Atualizado às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de alguns dos restos mortais encontrados - Divulgação
Fotografia de alguns dos restos mortais encontrados - Divulgação

Nesta quarta-feira, 7, a BBC Internacional divulgou a descoberta de ossos humanos que nos levam de volta ao período neolítico na ilha de Guernsey, localizada no Canal da Mancha

O material arqueológico foi encontrado ao acaso por um homem que passeava pela costa da ilha. Após reconhecer a presença dos restos mortais abrigados entre as rochas do terreno, o morador de Guernsey ligou para a polícia, que contatou Phil de Jersey, um arqueólogo local. 

Segundo as estimativas iniciais do especialista, que se basearam na datação de materiais de cerâmica próximos à descoberta, os ossos teriam entre 4.000 e 5.000 anos de idade. Também foi descoberto que havia pedaços dos esqueletos de quatro indivíduos diferentes. 

Fotografia mostrando pedaços de crânios humanos encontrados no local / Crédito: Divulgação

"Acho que o que temos aqui é algum tipo de processo, não um enterro simples e sim algum tipo de ritual que eles faziam com seus ancestrais. Talvez muito tempo depois de terem morrido”, avaliou também Jersey, ainda de acordo com a BBC.

A próxima etapa do estudo dos restos mortais envolverá enviá-los para uma datação por radiocarbono, que poderá determinar sua idade com maior precisão.

Sobre a Pré-História 

A Pré-História cobre o período anterior à invenção da escrita, e por conta disso, uma parte da civilização humana que não foi registrada pelas pessoas da época. Ela é dividida entre Idade da Pedra, Idade do Ferro e Idade do Bronze. 

O trabalho dos arqueologistas é tentar entender a cultura e modo de viver desses humanos sem linguagem escrita. O período pré-histórico abrange tanto a fase de caçador e coletor do Homo sapiens quanto suas primeiras organizações em sociedades complexas.