Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ossos humanos e túnel misterioso são encontrados em estacionamento da Polônia

Construtores localizaram por acaso esqueletos durante reforma; após meses de pesquisa, estudiosos desvendaram a descoberta

Alana Sousa Publicado em 31/03/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do túnel encontrado em estacionamento na Polônia - Divulgação/Museu Regional em Jasło
Imagem do túnel encontrado em estacionamento na Polônia - Divulgação/Museu Regional em Jasło

No ano passado, durante uma reforma construtores localizaram em um estacionamento na cidade de Jasło, Polônia, esqueletos humanos e um túnel misterioso. Após meses de pesquisa, arqueólogos revelaram uma triste verdade por trás da descoberta surpreendente. 

Ossos humanos encontrados no mosteiro / Crédito: Divulgação/Museu Regional em Jasło

Conforme repercutiu o site The First News nesta quarta-feira, 31, uma equipe do Museu Regional em Jasło concluiu que a região era um cemitério ligado a um mosteiro que funcionou do século 15 ao século 18; o local, era à princípio, um hospital militar. 

“A pesquisa arqueológica teve como objetivo revelar e documentar os sepultamentos de esqueletos, mas havia esperança de que fossem descobertos vestígios dos edifícios do mosteiro ou itens relacionados com a vida diária dos monges”, afirmou um porta-voz do Museu. 

Esqueletos encontrados no loca; / Crédito: Crédito: Divulgação/Museu Regional em Jasło

Ainda que os estudiosos soubessem da existência do mosteiro, esta foi a primeira vez que a propriedade foi examinada mais profundamente. Assim, além de mais 18 esqueletos de monges, um ossário também foi encontrado, levando os especialistas a acreditarem que o túnel servia para transportar os ossos humanos. A investigação revelou também 700 artefatos e mais de 300 peças de cerâmica.  

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.