Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ossos misteriosos encontrados em obras de metrô indiano são finalmente identificados

O achado feito no mês passado ainda está sendo analisado, todavia já é possível dizer a qual animal pertence a ossada

Ingredi Brunato Publicado em 24/12/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos imensos ossos - Divulgação/ Arul Horizon
Fotografia dos imensos ossos - Divulgação/ Arul Horizon

Na última quarta-feira, 23, o The Indian Express divulgou as conclusões preliminares do estudo dos ossos encontrados de forma acidental no mês passado na cidade de Pune, na Índia, durante obras no sistema metroviário. 

Inicialmente os especialistas podiam apenas afirmar que a ossada pertencia a um mamífero grande, agora, foi confirmado: são os ossos de um elefante. Infelizmente, como os trabalhos de escavação não esperavam topar com um achado arqueológico, a ossada foi severamente danificada em alguns pontos. 

O próximo passo da pesquisa, que está sendo liderada por Sachin Joshi, especialista em arqueologia e química, é procurar determinar o sexo do animal, e também durante qual época ele viveu. Palpites iniciais baseados na região onde ele foi sepultado apontam para 250 anos, no máximo. 

“Vamos submeter os restos ósseos aos testes de flúor e fosfato, que é conhecido como processo de datação. A composição desses produtos químicos nos restos mortais revelará a idade aproximada dos restos do esqueleto ”, explicou Joshi ao The Indian Express.