Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Padre

Padre celebra missa em praia e é investigado por Igreja Católica

Padre alegou que preferiu a água por conta do calor e que "foi lindo"

Redação Publicado em 28/07/2022, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Padre celebra missa no mar e utiliza boia como altar - Reprodução/Twitter/FrancoScarsell
Padre celebra missa no mar e utiliza boia como altar - Reprodução/Twitter/FrancoScarsell

O padre italiano Don Mattia Bernasconi está sendo investigado pela Igreja Católica, para que sua conduta seja apurada após o religioso ter decidido celebrar uma missa dentro do mar no último domingo, 24.

Após intensas ondas de calor no país, os moradores da Itália precisaram encontrar maneiras de amenizar a situação e uma solução usual é ir à praia. Acontece que o padre Don Mattia Bernasconi resolveu unir o útil ao agradável transformando o local também num "templo religioso".

O padre celebrou uma missa sem camisa e dentro do mar, além de ter utilizado uma boia como altar. Ele estava acompanhado de estudantes do ensino médio que junto dele estavam reunidos para um acampamento.

Don Mattia Bernasconi é vice-pároco da pastoral juvenil da paróquia de San Luigi Gonzaga, em Milão, e está sendo investigado. A Igreja Católica abriu uma investigação para apurar sua conduta.

Em comunicado publicado em seu site, a arquidiocese de Crotone condenou a atitude do padre e escreveu em seu site: "A celebração eucarística tem uma linguagem particular, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade. É necessário manter esse mínimo de decoro e atenção aos símbolos".

Don Mattia Bernasconi divulgou sua carta de desculpas enviada à arquidiocese.

"Os símbolos são fortes, é verdade, e são eloquentes. Houve uma certa ingenuidade em não lhes dar o devido peso. Peço humildes desculpas do fundo do meu coração pela confusão causada pelas imagens divulgadas na imprensa", afirmou ele

Sem lugar para realizar a missa

Como informado pelo portal UOL, os jovens voluntários e o padre presente no acampamento, estavam sem lugar para celebrar a missa devido ao calor intenso. Eles pensaram em usar o pinhal do parque de campismo, mas esse já estava ocupado, então tiveram a ideia de realizar a celebração na praia.

"Estava muito quente, por isso dissemos a nós próprios: por que não na água? Uma família nos ouviu e nos deu seu colchão inflável, que transformamos em altar. Foi lindo, mesmo que a gente tenha ficado queimado com o sol", explicou o padre.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.