Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Papa afirma estar "chocado" pela descoberta de 215 restos mortais de crianças no Canadá

O líder religioso descreveu o fato como triste descoberta e lamentou as comunidades afetadas pelas perdas

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/06/2021, às 08h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco durante evento oficial - Wikimedia Commons/Tomaz Silva/Agência Brasil
Papa Francisco durante evento oficial - Wikimedia Commons/Tomaz Silva/Agência Brasil

O papa Francisco manifestou durante o último domingo, 6, ter ficado "chocado" com a descoberta de 215 cadáveres humanos de crianças descobertos no terreno do colégio Kamloops Indian Residential School, na província de Columbia Britânica, no Canadá, como informa o portal UOL.

A instituição era um internato de ensino católico que funcionou entre 1890 e 1969, como reportamos anteriormente, sendo alvo de um relatório nacional apontando que o estabelecimento praticou "genocídio cultural" por internar e separar crianças mestiças, ameríndias e inuítes a força durante o período de funcionamento. 

O papa alertou que o "modelo colonizador" deve ser extinguido para que possamos "caminhar lado a lado no diálogo, no respeito recíproco e no reconhecimento dos direitos e dos valores culturais de todos os filhos e filhas".

O líder religioso ainda prestou condolências a comunidades vitimadas pelas perdas e se uniu a bispos canadenses para colaborar com o que chamou de "triste descoberta".

"Confiamos ao Senhor as almas de todas as crianças mortas nas escolas residenciais do Canadá e rezamos pelas famílias e pelas comunidades autóctones canadenses, que enfrentaram tanta dor", finalizou.

Sobre o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, após a sucessão de Bento XVI. A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, e Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em referência a Francisco de Assis.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa e primeiro papa do continente americano.

Ao longo de sua trajetória, Francisco já reuniu uma série de frases consideradas polêmicas e controversas.