Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco condena pedofilia na Igreja Católica: 'Dor e vergonha'

Papa Francisco falou sobre os escândalos envolvendo religiosos nesta quinta-feira, 4

Isabela Barreiros Publicado em 04/11/2021, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco, durante discurso - Getty Images
Papa Francisco, durante discurso - Getty Images

O papa Francisco condenou novamente a pedofilia presente na Igreja Católica, que vem causando uma série de escândalos nos últimos anos, nesta quinta-feira, 4, em uma mensagem a um congresso da Comunidade Papa João XXIII.

O evento, que tem como tema tutela de menores, está sendo realizado em Roma, na Itália, e contou com o discurso do pontífice, que afirmou sentir “dor e vergonha” pelos casos de pedofilia envolvendo religiosos.

Segundo informações da Ansa, Franciscoacredita que somente uma "ação sistemática preventiva" é capaz de "erradicar a cultura de morte da qual todas as formas de abuso — sexual, de consciência, de poder — são portadoras".

O Santo Papa declarou ainda que é essencial "dar vida a uma cultura capaz de evitar que tais situações não apenas não se repitam, mas também não encontrem espaço para ser encobertas", através de "caminho de conversão pessoal e comunitária".

"Um caminho que, como Igreja, somos chamados a percorrer todos juntos, solicitados pela dor e pela vergonha de não termos sido sempre bons guardiães dos menores que nos foram confiados em nossas atividades educativas e sociais", disse.

"Se o abuso é um ato de traição da confiança que condena à morte quem o sofre, a prevenção deve ser um percurso permanente de promoção de uma certa confiabilidade em relação ao futuro e com a qual os menores precisam contar", completou.