Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Papa Francisco defende sistemas públicos de saúde: “Do contrário apenas os que podem pagar terão direito”

Em discurso, o líder da Igreja Católica fez um apelo às nações

Penélope Coelho Publicado em 28/09/2021, às 07h18 - Atualizado às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco, em 2015 - Getty Images
Papa Francisco, em 2015 - Getty Images

Em discurso realizado para os membros da Pontifícia Academia para a Vida, na última segunda-feira, 27, o Papa Francisco saiu em defesa do sistema de saúde gratuito, pedindo aos países que já contam com atendimento de saúde universal para que mantenham tais programas. As informações são da agência de notícias ANSA.

Na ocasião, o líder católico afirmou que a vida e a saúde são "valores igualmente fundamentais para todos, baseados na inalienável dignidade da pessoa humana”.

Entretanto, o pontífice salientou: "Mas, se essa afirmação não é acompanhada pelo empenho adequado para superar as desigualdades, nós de fato aceitamos a dolorosa realidade de que nem todas as vidas são iguais".

Após a afirmação, o papa fez um apelo:

“Gostaria de repetir minha inquietude, para que sempre haja um sistema sanitário gratuito” [...] Porque, do contrário, se chegaria a uma situação em que apenas os que podem pagar terão direito a tratamentos de saúde”, afirmou.

Em seguida, Francisco falou aos países que já contam com sistema público de saúde, pedindo para que as nações não o percam.

Durante seu discurso, o líder da Igreja Católica também mencionou a pandemia do novo coronavírus; segundo o Santo Padre, a situação fez "ressoar ainda mais forte tanto o grito da terra quanto o grito dos pobres [...] Não podemos ser surdos a esse grito duplo, precisamos escutá-los bem", pontuou o papa.  


Sobre o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, após a sucessão de BentoXVI. A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, e Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em referência a Francisco de Assis.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa e primeiro papa do continente americano. Ao longo de sua trajetória, Francisco já reuniu uma série de frases consideradas polêmicas e controversas.