Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

Papa Francisco modifica trecho de Hamlet em discurso sobre o clima

Em apelo publicado nesta terça-feira, 30, o pontífice afirmou que o mundo deve se unir contra as intensas mudanças climáticas

Pamela Malva Publicado em 31/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Papa Francisco - Wikimedia Commons
Fotografia do Papa Francisco - Wikimedia Commons

Durante texto escrito no prefácio de um estudo publicado nesta terça-feira, 30, o Papa Francisco se utilizou de uma das mais clássicas frases da literatura mundial para fazer um apelo acerca das mudanças climáticas. Segundo a Reuters, via Terra, trata-se do famoso trecho de Hamlet, escrito por Shakespeare: “Ser ou não ser, eis a questão”.

Em sua carta, contudo, o pontífice modificou o termo para pontuar que o mundo precisa se unir para lutar contra a destruição do clima. "Eu sugiro que adaptemos o famoso 'ser ou não ser' de Hamlet e afirmemos: 'Ver ou não ver, essa é a questão!' O que começa com a visão de cada um, sim, a minha e a sua", escreveu Francisco, no prefácio.

Ainda mais, para o líder da Igreja Católica, parece óbvio que “não vamos sair de crises como a climática ou a Covid-19 nos acomodando no individualismo”. Nesse sentido, ele acredita que a vitória virá apenas “por meio do encontro e do diálogo e da cooperação".

Por fim, o pontífice afirmou que as mudanças climáticas são geralmente causadas pelo próprio ser humano. “A deterioração do clima é muitas vezes o resultado de escolhas erradas e atividades destrutivas, de egoísmo e negligência, que colocam a humanidade em conflito com a criação, nosso lar comum”, finalizou Francisco, ainda no texto.