Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco nomeia como ‘assistente pessoal de saúde’ o enfermeiro que salvou sua vida

Com alguns problemas de saúde, Papa Francisco se recusa a fazer nova cirurgia

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 04/08/2022, às 16h13 - Atualizado às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa no Estádio de Commonwealth, no Canadá, em julho - Getty Images
Papa no Estádio de Commonwealth, no Canadá, em julho - Getty Images

A assessoria de imprensa da Santa Sé informou nesta quinta-feira, 4, que o papa Francisco nomeou o enfermeiro do Vaticano que salvou sua vida quando passou por uma cirurgia no intestino, no ano passado, como seu “assistente pessoal de saúde”.

O pontífice de 85 anos decidiu a nomeação durante um momento delicado de sua saúde, já que agora ele é obrigado a se locomover por uma cadeira de rodas, devido a dores no joelho direito. Por conta de novos problemas de saúde, Francisco decidiu criar essa nova função.

O coordenador de enfermagem da Diretoria de Saúde e Higiene do Vaticano, Massimiliano Strappetti, de 53 anos, foi quem atendeu o papa durante a cirurgia que realizou em setembro de 2021.

Em entrevista à emissora católica espanhola Cope, em julho de 2021, o papa afirmou: "Salvou minha vida! Me disse: 'Você tem que fazer a cirurgia'”. Ainda na entrevista, ele comentou que Strappetti "é um enfermeiro que trabalha no Vaticano há cerca de trinta anos e tem muita experiência”.

Problemas de saúde

Francisco segue com alguns problemas de saúde, ele sofre de ciática e agora tem problemas nos ligamentos do joelho, o fato de estar um pouco acima do peso corrobora com os sintomas. Segundo o Vaticano, ele recebe infiltrações regularmente e faz sessões de terapia para aliviar as dores.

O pontífice ainda descartou a possibilidade de se submeter a uma cirurgia, depois de sua viagem ao Canadá, pois teme a anestesia. "Não se brinca com anestesia", comentou.

"Eu passei 6 horas com anestesia e ainda sinto os efeitos”, ressaltou ele.

De acordo com informações do Uol, apesar dos problemas de saúde, Francisco confirmou a viagem ao Cazaquistão para assistir ao VI Congresso Mundial de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, em 13 de setembro.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.