Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

Papa Francisco tem alta após dez dias internado por enfraquecimento intestinal

O líder católico já consegue caminhar depois de passar por uma cirurgia que corrigiu um estreitamento na passagem de fezes

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 14/07/2021, às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa cumprimenta fieis em varanda - Getty Images
Papa cumprimenta fieis em varanda - Getty Images

O papa Francisco, 84, recebeu alta da Policlínica Universitária Agostino Gemelli durante a manhã desta quarta-feira, 14, após 10 dias internado em decorrência de uma cirurgia bem sucedia para retirar parte do cólon, conhecida como colectomia, segundo o portal G1.

Esbanjando saúde, o veículo informa que tratou-se da primeira hospitalização do líder católico desde que assumiu o cargo máximo no Vaticano, em 2013. O pontífice se recuperou bem; chegou a visitar alas do hospital de cadeira de rodas e evitou se movimentar bruscamente, acelerando a recuperação.

A reabilitação não atrapalhou os compromissos oficiais, aparecendo em público no último domingo, 11, ao realizar sua oração semanal na varanda do décimo andar da unidade de saúde. Também lançou nota lamentando o assassinato do presidente do Haiti, condenando os atos e desejando um futuro melhor ao país.

Hoje, já pôde ser visto caminhando e cumprimentando agentes policiais em pé durante o breve período em que desceu do carro e caminhou até a sede no Vaticano. O argentino enfrentava uma estenose diverticular, que dificulta a passagem de fezes com o enfraquecimento dos tecidos intestinais pela idade avançada.


Sobre o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, após a sucessão de Bento XVI. A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, e Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em referência a Francisco de Assis.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa e primeiro papa do continente americano.

Ao longo de sua trajetória, Francisco já reuniu uma série de frases consideradas polêmicas e controversas.