Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iraque

Papa Francisco vai ao Iraque em sua primeira viagem desde o início da pandemia

"Chega de violências, extremismos, facções e intolerâncias”, declarou o Santo Padre em seu primeiro discurso no país

Alana Sousa Publicado em 05/03/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco em missa - Wikimedia Commons
Papa Francisco em missa - Wikimedia Commons

Na manhã desta sexta-feira, 5, ao avião que levava o Papa Francisco pousou em Bagdá, a capital do Iraque. A visita que terá duração de quatro dias é de grande importância: além de ser a primeira viagem ao exterior do Líder da Igreja Católica desde o início da pandemia, esta também é a primeira vez do religioso no país oriental.

Ainda na aeronave, o Santo Padre declarou que estava feliz em “retomar as viagens”. “E esta viagem emblemática é também um dever com uma terra que foi martirizada por anos”, declarou Francisco, segundo informações do portal UOL.

Após ser recebido por Mustafah Al Kadhemi, primeiro-ministro do Iraque, o papa deu sua primeira declaração, se referindo ao país como o “berço da civilização”. O pontífice também realizou seu primeiro discurso, em seguida de uma reunião com autoridades do governo.

“Calem-se as armas! Que sua difusão seja limitada, aqui e em todos os lugares. Que cessem os interesses das partes, esses interesses externos que não interessam à população local. Que se dê voz aos construtores, aos artesãos da paz! Aos pequenos, aos pobres, ao povo simples, que quer viver, trabalhar, rezar em paz. Chega de violências, extremismos, facções e intolerâncias”, disse o líder católico.

Seguindo todas as regras sanitárias de prevenção ao coronavírus, uma missa para dez mil pessoas está programada para acontecer no estádio da cidade de Irbil.

Sobre o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, após a sucessão de Bento XVI. A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, e Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em referência a Francisco de Assis.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa e primeiro papa do continente americano.

Ao longo de sua trajetória, Francisco já reuniu uma série de frases consideradas polêmicas e controversas.