Notícias » Religião

Papa se encontra com Kim Phuc, símbolo da Guerra do Vietnã

Quando tinha apenas 9 anos, ela foi fotografa nua após ser sua aldeia ser atingida por um ataque napalm

Fabio Previdelli Publicado em 11/05/2022, às 16h09

Kim Phuc quando tinha apenas 9 anos e o Papa Francisco
Kim Phuc quando tinha apenas 9 anos e o Papa Francisco - Nick Ut/Wikimedia Commons e Getty Images

Nesta quarta-feira, 11, o papa Francisco se encontrou com a vietnamita Kim Phuc. Hoje com 59 anos de idade, ela se tornou uma das vítimas símbolos da Guerra do Vietnã ao ser fotografada nua por Nick Ut na década de 1970, após sua aldeia ter sido atingida com um ataque de napalm. 

Residente do Canadá, Kim está na Itália para uma mostra fotográfica. Ela aproveitou a estadia no Velho Continente para se reunir com o líder da Igreja Católica. Phuc e Francisco se encontraram hoje na Praça de São Pedro. Ut também esteve presente. 

Segundo informado pela agência ANSA, o fotógrafo presenteou o pontífice com uma reprodução da icônica foto feita de Kim Phuc quando ela tinha apenas nove anos de idade. Por conta do ataque, ela teve parte da pele queimada e, até hoje, carrega cicatrizes em seu corpo. 

A menina de Napalm

Apesar de toda a barbaridade e destruição que uma guerra pode causar, o horror ocasionado pela Guerra do Vietnã só foi assimilado pelo público depois de uma foto tirada Nick Ut, da agência Associated Press.

Embora a fotografia tenha sido premiada com o World Press Photo em 1972 e o Pulitzer em 1973, a imagem gerou enorme debate dentro das redações jornalísticas e, anos mais tarde, no Facebook.

Saiba mais sobre a história de Kim Phucclicando aqui!