Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Papai Noel gay: Vereador de Ribeirão Preto volta atrás após repúdio

Autor da moção aprovada na última terça-feira, 30, André Rodini afirmou que já protocolou o cancelamento do texto

Pamela Malva Publicado em 02/12/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da campanha 'Quando Harry Conhece Noel' - Divulgação/ YouTube/ Posten
Cena da campanha 'Quando Harry Conhece Noel' - Divulgação/ YouTube/ Posten

Na última terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou uma moção de repúdio contra uma propaganda da Noruega que apresentava um Papai Noel gay. Nesta quinta-feira, 2, entretanto, o vereador André Rodini, autor do texto, voltou atrás.

Acontece que, pouco depois de ser aprovada por 6 votos a 5, a moção foi amplamente criticada nas redes sociais, principalmente pelo fato da campanha natalina nem ser brasileira. Em entrevista ao site A Cidade On, Rodini afirmou que iria retirar a moção.

Para o vereador do Partido Novo, as pessoas entenderam a questão — que chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter Brasil — da forma errada. Nesse sentido, Rodini afirmou que “não quer criar muros" e sim "pavimentar o caminho para o diálogo".

A moção não é uma crítica a homossexualidade. O Papai Noel é um personagem infantil, tem uma imagem pueril. Não pode ser sexualizado", explicou Rodini. "Não foi uma moção homofóbica.”

Diante da polêmica, o vereador protocolou um pedido de retirada da moção, que deve ser votada nesta quinta-feira, 2. A sessão da Câmara Municipal começou por volta das 18 horas e, segundo o site A Cidade On, deve contar com a presença de movimentos que defendem causas LGBTQI+.


A polêmica campanha

Para celebrar os 50 anos do fim da lei que proibia que pessoas do mesmo gênero se relacionassem, a companhia de correios da Noruega lançou uma ousada campanha de Natal. Com o nome de “Quando Harry Conhece Noel”, o vídeo mostra as visitas anuais do bom velhinho à casa de um homem gay de meia idade, que sempre é interrompida pela obrigação da figura natalina de presentear outras pessoas. 

Assim, Harry envia uma carta ao Polo Norte explicando tudo que deseja ganhar neste ano: “Querido Papai Noel, tudo o que eu quero de Natal é você”.

Num primeiro momento, o rapaz acaba se decepcionando ao atender a campainha e ver que uma carteira está com seus presentes esse ano. Mas ao voltar para dentro de casa, ele se surpreende com a visita natalina. 

 Arranjei uma mãozinha este ano para que eu possa ficar com você", diz Papai Noel antes de beijá-lo.

Veja o vídeo!