Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Papiro de quatro metros com capítulo do "Livro dos Mortos" é encontrado em Saqqara

A descoberta pode representar um grande avanço para entender a história da antiga civilização

Joana Freitas, arqueóloga Publicado em 23/01/2021, às 09h00 - Atualizado às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Papiro - Ministério de Antiguidades do Egito
Registro do Papiro - Ministério de Antiguidades do Egito

O Egito faz parte do imaginário de qualquer amante de história e de arqueologia. De tempos a tempos novas descobertas são feitas reforçando esta ligação.

Em outubro do ano passado, por exemplo, foram descobertas, em Saqqara, 80 tumbas. A necrópole em questão data de há mais de 2,5 mil anos e vários objetos de interesse estão sendo encontrados.

Provavelmente, um papiro encontrado junto a um sarcófago é, até então, um dos achados mais relevantes.

O papiro, que segundo os estudiosos pertencia a um homem chamado Pukhaef, tem quatro metros de comprimento e contém o décimo sétimo capítulo do Livro dos Mortos. O mesmo nome aparece num dos sarcófagos do conjunto.

Este manuscrito pode conter importantes informações sobre o que os egípcios esperavam quando a vida terrena chegava ao fim, uma vez que servia como guia após um ente querido falecer.

Este papiro em especial tinha uma série de perguntas e respostas, e serviria quase como um mapa guia para a viagem para a vida após a morte.


Joana Freitas é formada em história na vertente de arqueologia pela faculdade de letras da Universidade do Porto e tem por áreas de maior interesse a evolução humana e a pré-história. Fora do campo de formação tem como disciplinas preferidas a antropologia e a paleontologia que no fundo complementam a sua formação de base.

Gosta de conhecer outros lugares, principalmente as suas gentes, ler e escrever. Embora tenha participado em diversas escavações de vários períodos históricos de diversos países, o local arqueológico que mais marcou o seu percurso e onde esteve presente em várias campanhas diferentes foi castanheiro do vento, um recinto pré histórico em Vila Nova de foz Côa, em Portugal.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3b5bJ9S

As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/39ZSY6j

A Serpente Cósmica: A Sabedoria Iniciática Do Antigo Egito Revelada, de John AnthonyWest (2009) - https://amzn.to/2RtbzBo

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2K8tuJL

Como seria sua vida no Antigo Egito?, de Jacqueline Morley (2019) - https://amzn.to/2xkwTlL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W