Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paquistão

Paquistão pretende salvar casas de figuras importantes de Bollywood da destruição

Atualmente, as mansões se encontram em ruínas, mas, a pretensão é de que elas sejam restauradas para servirem de museu

Penélope Coelho Publicado em 29/09/2020, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mansão em Peshawar - Divulgação / Shahbaz Butt
Mansão em Peshawar - Divulgação / Shahbaz Butt

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 28, pela BBC, residências que pertenceram a grandes nomes de Bollywood serão salvas da ruína no norte do Paquistão. Trata-se das casas de Raj Kapoor e Dilip Kumar, que se estabeleceram como figuras famosas na indústria cinematográfica indiana.

De acordo com as autoridades locais, as mansões de mais de 100 anos localizadas em Peshawar, serão compradas para serem restauradas com objetivo de se tornaram museus, que contarão além da história dos atores, também a conexão entre Bollywood e Peshawar.

Atualmente, o local sofreu ascensão constante de conflitos do Talibã e muitos de seus edifícios históricos foram destruídos, já as casas de Kapoor e Kumar, hoje em dia estão nas mãos de proprietários privados — que não tem relação com a família dos astros. Sabe-se que ambas as residências precisarão de uma grande reforma, já que estão extremamente danificadas.  

Ainda de acordo com a publicação, o plano das autoridades de Peshawar é conservar cerca dos 1.800 edifícios da região, a fim de preservar a história do local: “A mudança faz parte dos esforços para restaurar a cultura tradicional de Peshawar, que caiu no esquecimento devido à guerra contra o terrorismo", afirmou o diretor de Arqueologia e Museus, Dr. Abdus Sama, em entrevista à BBC.