Notícias » Personagem

Par de óculos que teria pertencido a Gandhi irá a leilão por cerca de 19 mil dólares

O objeto de grande valor havia sido deixado de lado por leiloeiros, que o guardavam dentro de uma caixa de correio

Vanessa Centamori Publicado em 10/08/2020, às 09h29

Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi - Wikimedia Commons

No próximo dia 21 de agosto, um par de óculos que teria pertencido ao líder pacifistaMahatma Gandhi pode ser leiloado por cerca de 19 mil dólares (aproximadamente R$103.037,00, na atual cotação). Por muito tempo leiloeiros deixaram o objeto de lado, guardando o pertence em uma caixa de correio de uma empresa de leilões.

Segundo informações da CNN, os óculos só foram notados recentemente pelo leiloeiro Andy Stowe, que opera em Bristol, na Inglaterra. "Vi um envelope pendurado em nossa caixa de correio — realmente, literalmente pendurado", disse Stowe, ao portal de notícias. "Quando um colega abriu o envelope, eles encontraram o conteúdo curioso: um par de óculos de aros circulares, folheados a outro", lembrou. 

"Tinha um pequeno bilhete, dizendo 'Estes pertenceram a Gandhi, meu tio os ganhou'", disse. A seguir, o leiloeiro telefonou para o número do bilhete e localizou o vendedor dos óculos. 

Óculos de Gandhi / Crédito: Divulgação/East Bristol Auctions

 

O vendedor, um homem idoso, contou que o item foi de seu tio, que teria os adquirido do próprio Gandhi, enquanto ele morava na África do Sul. "Pode-se presumir que os óculos foram um presente, um agradecimento de Gandhi por alguma boa ação", explica a casa de leilões East Bristol Auctions, em um catálogo.

Stowe disse que fez uma pesquisa, junto de seus colegas. Eles acreditam que os óculos são legítimos e realmente pertenceram à personalidade indiana. "As datas e os fatos combinam perfeitamente. O vendedor é um homem de 80 anos — não acho que ele tenha inventado isso na cabeça dele", disse o leiloeiro.