Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / União Soviética

Para comemorar a inauguração do primeiro McDonald’s na URSS, hambúrgueres serão vendidos com preço de 1990

Há três décadas, a rede de fast food reuniu cerca de 30 mil soviéticos e agora busca festejar o sucesso na Rússia

Alana Sousa Publicado em 27/01/2020, às 10h30 - Atualizado em 26/02/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira dos McDonald's juntamente da bandeira do comunismo - Wikimedia Commons
Bandeira dos McDonald's juntamente da bandeira do comunismo - Wikimedia Commons

Em 31 de janeiro será comemorada a inauguração do primeiro McDonald’s da União Soviética. Para celebrar os 30 anos, a rede de fast food fará uma campanha especial para seus clientes: o hambúrguer custará o mesmo valor de três décadas atrás.

Em 1990, a empresa alimentícia americana instaurava uma filial na Praça Pushkin, em Moscou. Na época, o Big Mac — o principal lanche do Mc Donald’s —, era vendido por 3 rublos. No Brasil, a quantia seria de apenas 0,20 centavos.

Filas na porta do McDonald's no dia da inauguração / Crédito: Wikimedia Commons

No dia de abertura do estabelecimento, aproximadamente 30 mil pessoas compareceram. Os soviéticos formaram filas enormes, e logo a rede se espalhou, motivando a abertura de novas lojas. Até hoje, o restaurante é um dos mais frequentados do mundo.

Filas no McDonald's de Moscou / Crédito: Wikimedia Commons

Atualmente, o Big Mac é vendido por pouco mais de 100 rublos (cerca de 6,70 reais). A ação, além de festejar os trinta anos de sucesso, começando da URSS e, em seguida, na Rússia, busca atrair novos consumidores.

O fotógrafo russo, Mitya Kushelevich, presenciou aquele marcante 31 de janeiro e escreveu um artigo anos depois relembrando o momento: “O gosto de tudo era mais intenso que qualquer coisa que eu já havia provado. Eu comi e bebi tudo como se fosse minha última refeição”.


+Saiba mais sobre a União Soviética:

Vozes de Tchernóbil: Crônica Do Futuro, de Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/37K8Edy

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, de Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/36HzW33

Transiberiana: uma viagem de trem pelo mundo soviético (e por outros países que não me deixaram entrar), de Zizo Asnis (2018) - https://amzn.to/319rloH

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, de Will Fowler (2015) - https://amzn.to/2u2Jh8l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.