Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinamarca

Para controlar nova mutação do coronavírus, milhões de visons são sacrificados na Dinamarca

De acordo com as autoridades locais, até o momento os animais já infectaram 12 pessoas com a mutação viral

Redação Publicado em 06/11/2020, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um vison - Wikimedia Commons
Fotografia de um vison - Wikimedia Commons

Através de um anúncio oficial, a Dinamarca informou que irá sacrificar 17 milhões de visons, esses animais são parecidos com doninhas, a criação deles é comum em fazendas para a fabricação de peças de roupa. As informações são do portal de notícias G1.

As autoridades dinamarquesas afirmam que uma mutação do vírus Sars-CoV-2, nos animais, já infectou 12 pessoas no país, a mutação ameaça a eficácia de uma futura vacina para humanos contra o novo coronavírus e afeta os atuais projetos.  

"O vírus que sofreu mutação através dos visons poderia representar um risco de que futuras vacinas não funcionem como deveriam. É preciso sacrificar todos os visons", afirmou a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.

Contudo, sabe-se que a mutação viral é comum, mas, não é possível determinar as consequências que elas trariam, afirmam cientistas. “Continuar com a criação destes visons suporia um risco muito elevado para a saúde pública, tanto na Dinamarca quanto no exterior", disse Kaare Molbak, encarregado da Autoridade Dinamarquesa de Controle de Doenças Infecciosas (SSI). Até o momento, sabe-se que a Dinamarca já sacrificou cerca de 1,2 milhão de visons.