Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Para França, Brasil terá que reduzir desmatamento para entrar na OCDE

Itamaraty foi convidado para negociar ações que levariam a adesão a organização

Redação Publicado em 31/01/2022, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

O governo francês demonstrou, segundo o portal de notícias UOL, que a adesão do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) só seria aceita caso o país mostrasse que está tomando medidas para lutar contra a corrupção e reduzir o desmatamento. 

Uma carta foi enviada pela OCDE para o governo brasileiro na semana passada. Nela, o governo era convidado para iniciar as negociações para entrar dentro da organização econômica.

Na carta e na primeira resposta do governo, o tema ambiental não deixa de aparecer, já que um dos critérios da instituição francesa para a adesão de novos membros, além de exigências ligadas a setores da economia, é a diminuição do desmatamento.

Em 2021, comitês da OCDE criticaram o desmonte do combate contra o desmatamento dentro do Brasil, comunicado que fez com que o governo entendesse que o ingresso do país dependeria de uma mudança de postura.