Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Parte final de importante Ponte Real do século 19 é descoberta na Polônia

Metade da estrutura revelada fora desenterrada ainda no ano passado, mas finalmente a ponte está completa

André Nogueira Publicado em 11/06/2020, às 09h00 - Atualizado às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ponte na Cracóvia - Divulgação
Ponte na Cracóvia - Divulgação

Arqueólogos descobriram, sob uma estrada na Cracóvia, Polônia, a segunda metade de uma ponte histórica de 1814, após meses de procura. Primeira parte da estrutura fora descoberta no ano passado, durante obras nas vias rodoviárias do local, próximo ao rio que separa a cidade de Kazimierz.

Crédito: Divulgação

A descoberta é relevante, pois não apenas completa uma revelação anterior, como traz por completo informações sobre uma importante obra histórica da região. A Ponte Real (Pons Regalis) foi uma estrutura de madeira erguida sobre o rio Vístula. Originalmente uma via mais simples e secular, ela era datada da idade da própria cidade, nascida no século 13.

Crédito: Divulgação

A ponte, que supria a necessidade de contato com os arredores após o maior desenvolvimento local, foi destruída por uma inundação que tomou o rio em 1813, sendo reconstruída por August Plasqude, com pilares de pedra e vias de madeira, lanternas e uma decoração em ferro. Porém, quando o Vístula foi aterrado em 1880, a ponte se tornou obsoleta e foi demolida, passando a estar localizada em local até então desconhecido.