Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Partes de estátuas de deuses gregos são encontradas em cidade turca

Escavações revelaram as cabeças das esculturas, que estavam separadas dos corpos

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/11/2021, às 14h33 - Atualizado em 04/11/2021, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma cabeça de estátua grega é escavada na Turquia - Reprodução / Twitter
Uma cabeça de estátua grega é escavada na Turquia - Reprodução / Twitter

Antes uma importante cidade do Império Bizantino, hoje Ezani é uma cidade antiga localizada no oeste da Turquia, onde foram encontradas as cabeças de duas estátuas de deuses gregos: uma de Afrodite, a deusa do amor, e outra de Dionísio, o deus das festas.

As cabeças, que medem meio metro de altura e foram esculpidas com pedra calcária, completam achados de escavações anteriores, onde haviam achado apenas os corpos das estátuas. Ainda não se sabe por que essas partes estavam separadas, segundo a Sputnik Brasil.

A cidade de Ezani foi descoberta pelos europeus apenas em 1824, e passaram-se pouco mais de 100 anos antes de começarem a  conduzir escavações no local, em 1926.

Os escavadores também acreditam ter encontrado, em agosto deste ano, uma estátua de outra deusa grega, a Hygieia, que representava a saúde e a limpeza, utilizando como símbolos um cálice na cabeça e uma serpente enrolada no seu corpo.