Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Catalunha

Partidos separatistas obtêm maioria absoluta nas eleições da Catalunha

Siglas pró-independência passaram dos 50% pela primeira vez no domingo, 14

Isabela Barreiros, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 15/02/2021, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeiras da Espanha e Catalunha - Wikimedia Commons
Bandeiras da Espanha e Catalunha - Wikimedia Commons

No último domingo, 14, a Catalunha viveu suas quartas eleições regionais. O cenário, no entanto, contou com uma mudança significativa, que pode alterar a formação de governo da região: os separatistas ganharam ainda mais força. As informações são do portal G1.

Pela primeira vez, os partidos pró-independência da Catalunha formaram maioria, obtendo cerca de 51% dos votos nas eleições mais recentes. O acontecimento histórico aumentou a presença dos separatistas no Parlamento, que agora contarão com mais peso nas decisões.

No total, existem três partidos pró-independência no Congresso regional. Juntos, eles somam atualmente 74 parlamentares, mais da metade da Casa, o que pode significar o surgimento de uma coalizão. Antes das eleições de 2021, eles eram 70. 

A sigla mais votada foi a do Partido Socialista, do qual o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez faz parte. Eles conseguiram 33 das 135 cadeiras. Atrás deles, ficaram os partidos regionais Esquerda Republicana (ERC) e Juntos pela Catalunha (JxC). Eles ficaram com 33 e 32 cadeiras, respectivamente. O CUP ficou com nove assentos.