Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Passageiro sem experiência pousa avião nos Estados Unidos após piloto desmaiar

"Tenho uma situação séria aqui. Meu piloto ficou incoerente. Não tenho ideia de como pilotar o avião”, alertou ao controle de tráfego aéreo

Redação Publicado em 12/05/2022, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O instrutor de voo Robert Morgan e o passageiro Darren Harrison - Divulgação/Robert Morgan
O instrutor de voo Robert Morgan e o passageiro Darren Harrison - Divulgação/Robert Morgan

Um passageiro sem experiência em voos se viu obrigado a pousar um avião na Flórida, nos Estados Unidos, após o piloto ter um problema de saúde e ficar “incoerente”, desmaiando em meio ao trajeto.

Darren Harrison entrou em contato com controle de tráfego aéreo e alertou que estava vivenciando uma “situação séria” no avião, como é possível ouvir em um áudio descrito pela BBC News.

Após a situação ser relatada aos responsáveis, um instrutor de voo com mais de 20 anos de experiência que estava de folga naquele dia, foi responsável por ensinar o mais novo piloto a pousar a aeronave.

Pilotando um avião

Na chamada, é possível ouvir Harrison afirmando: "Tenho uma situação séria aqui. Meu piloto ficou incoerente. Não tenho ideia de como pilotar o avião."

O controle então pergunta qual a posição dele. "Eu não tenho ideia. Posso ver a costa da Flórida na minha frente, mas não tenho ideia”, responde. "Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, tanto para o norte quanto para o sul. Estamos tentando localizá-lo”, orienta o controle.

Robert Morgan, o controlador de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Palm Beach, nunca havia pilotado o modelo específico do avião, mas usou um mapa da cabine da aeronave para dar as instruções ao passageiro.

"Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião. Só sabia que tinha que mantê-lo calmo, apontá-lo para a pista e dizer-lhe como reduzir a potência para que ele pudesse descer para pousar", contou mais tarde Morgan à WPBF-TV.

O instrutor ensinou o mais novo piloto a "empurrar os controles e descer a uma velocidade muito lenta" enquanto se preparava para o pouso, que, quando aconteceu, fez com que Harrison fosse recebido como herói.

Ainda não se sabe a condição médica do piloto, mas ele segue sendo tratado em um hospital local. O caso está sendo investigado pela Administração Federal de Aviação.
Quando ficou sabendo da situação, o piloto disse: "Você disse que os passageiros pousaram o avião?. Oh, meu Deus. Ótimo trabalho."