Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Passagem secreta é encontrada no Palácio de Westminster, no Reino Unido

Construída no século 17, a porta leva para uma câmara que estava fechada desde o século 19

Isabela Barreiros Publicado em 15/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A passagem secreta encontrada no Palácio de Westminster, no Reino Unido - Parlamento do Reino Unido/Jessica Taylor
A passagem secreta encontrada no Palácio de Westminster, no Reino Unido - Parlamento do Reino Unido/Jessica Taylor

Enquanto analisavam documentos sobre o Palácio de Westminster, no Reino Unido, a equipe de Arquitetura e Patrimônio do Parlamento descobriu que o local abriga, desde o século 17, uma passagem secreta, que permaneceu fechada desde o século 19.

Acredita-se que ela tenha sido construída para o episódio da coroação do rei Carlos II em 1661. O acesso teria o intuito de possibilitar o acesso ao Westminster Hall, a parte mais antiga do edifício, que remonta ao final do século 11.

A porta foi encontrada atrás de um painel de madeira na sede do Parlamento britânico. A passagem leva até uma sala muito pequena, onde provavelmente ocorreu a coroação real. Nos dois lados da entrada, há ainda as dobradiças que provavelmente seguraram enormes portas de madeira de 3,5 metros de altura. Esquecida por séculos, a câmara está sendo alvo de estudo dos pesquisadores da Universidade de York.

"Estávamos vasculhando os 10 mil documentos não registrados sobre o palácio nos arquivos da Inglaterra em Swindon quando descobrimos os planos da entrada do claustro atrás de Westminster Hall. Quando olhamos o painel mais de perto, percebemos que havia uma pequena fechadura de latão que ninguém havia notado até então", explicou disse Liz Hallam Smith, consultora da equipe parlamentar da Universidade de York.

"Pensar que essa passagem foi utilizada por tantas pessoas importantes ao longo dos séculos é incrível", afirmou Lindsay Hoyle, atual Presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido.