Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Passaportes terão opção de "gênero X" nos EUA

Anúncio do governo foi feito no dia em que é comemorado o Dia da Visibilidade Trans

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/03/2022, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de passaporte dos EUA - Divulgação/ Pixabay/ cytis
Fotografia meramente ilustrativa de passaporte dos EUA - Divulgação/ Pixabay/ cytis

O governo estadunidense anunciou nesta quinta-feira, 31, que a partir do próximo dia 11 de abril será disponibilizada a cidadãos norte-americanos selecionar a opção "X" para preencher o gênero em seus passaportes. 

A partir de 11 de abril, os cidadãos dos EUA poderão selecionar um X como marcador de gênero em seu pedido de passaporte dos EUA, e a opção estará disponível para outras formas de documentação no próximo ano”, declarou Antony Blinken, Secretário de Estado, em um comunicado à imprensa.

A novidade, vale mencionar, está sendo divulgada na data em que é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans. A nova opção nos documentos beneficia aqueles que se identificam como não-binários, assim como intersexuais e pessoas que apenas prefiram não divulgar seu gênero no passaporte. 

Contudo, alguns estados norte-americanos estão indo em direções contrárias, conforme repercutido pelo UOL; em Oklahoma e Arizona, por exemplo, os políticos republicanos assinaram projetos de lei para impedir meninas trans de jogarem no time feminino em campeonatos escolares. 

A tendência mais conservadora observada nesses locais também foi referenciada pelo comunicado, aliás:

"O governo mais uma vez condena a proliferação de perigosos ataques legislativos antitransgêneros que foram introduzidos e aprovados nas legislaturas estaduais em todo o país", disse a mensagem.