Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nigéria

Pastor prendia 77 pessoas para ‘esperar vinda de Jesus’ na Nigéria, diz polícia

Fiéis, incluindo crianças, foram resgatados pelas autoridades após ficarem presos na Nigéria por meses

Redação Publicado em 04/07/2022, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas resgatadas em igreja pela polícia da Nigéria - Divulgação/Redes sociais
Pessoas resgatadas em igreja pela polícia da Nigéria - Divulgação/Redes sociais

A polícia do estado de Ondo, sudoeste da Nigéria, resgatou 77 pessoas, incluindo crianças, que estavam sendo presas há meses em uma igreja por um pastor local sob a justificativa de que estariam esperando pela “Segunda Vinda de Jesus Cristo para a Terra”.

Segundo a assessora de imprensa da polícia, Funmilayo Odunlami, Josiah Peter Asumosa, pastor assistente da igreja local, havia informado aos fiéis que o “retorno” de Jesus aconteceria em abril, mas, posteriormente, que a data havia sido mudada para setembro.

“A investigação preliminar revelou que Josiah Peter Asumosa, pastor assistente da igreja, foi quem disse aos membros que o Arrebatamento cristão ocorreria em abril, mas depois disse que foi alterado para setembro de 2022 e obrigou os jovens membros que obedecessem 'apenas seus pais no Senhor'”, explicou Odunlami à BBC.

O grupo foi encontrado pelas autoridades após queixas de algumas famílias que buscaram a polícia local após o desaparecimento de seus filhos. Os familiares afirmavam acreditar que eles estavam na igreja.

Como informou o jornal O Globo, foram resgatados 43 adultos, oito adolescentes e 26 crianças do local, que consistia em um apartamento no subsolo da igreja, situada no sudoeste do país.

“Uma família que também estava por perto durante o resgate disse que a filha abandonou a escola devido aos ensinamentos duvidosos do pastor e saiu de casa em janeiro para começar a viver na igreja”, acrescentou Odunlami.

“Volta” de Jesus

De acordo com a publicação, a “Segunda Vinda de Jesus Cristo para a Terra” é um termo conhecido para a crença cristão de que Jesus voltará para a Terra depois de ascender aos céus. Enquanto o “Arrebatamento cristão” seria a ida dos cristãos aos céus com a chegada do Salvador.

A expectativa é que pastor da igreja pentecostal, David Anifowoshe, e Josiah Peter Asumosa, seu pastor assistente, sejam investigados pelo caso e respondam criminalmente. Eles já foram presos pelas autoridades da Nigéria.