Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Paulista cola grau com facão e enxada em homenagem aos pais cortadores de cana

Formando em direito, Agnaldo Araújo concluiu seu segundo curso superior após uma trajetória repleta de obstáculos

Redação Publicado em 26/01/2022, às 07h58 - Atualizado às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rapaz posa com enxada e facão durante colação de grau - Arquivo pessoal / Agnaldo Araújo
Rapaz posa com enxada e facão durante colação de grau - Arquivo pessoal / Agnaldo Araújo

Um homem identificado como Agnaldo Araújo, 44, protagonizou uma cena emocionante durante sua cerimônia de colação de grau após concluir o curso de direito na Faculdade Marechal Rondon, no interior de São Paulo. Ao comparecer no evento festivo, realizado no auditório da Subseção de Bauru (SP) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), empunhou junto a beca e o capelo, uma enxada e um facão.

A cena pouco usual tinha motivo pessoal; tratava-se de uma homenagem aos pais do rapaz, que são cortadores de cana, e ao próprio passado dele, que dos 12 aos 23 anos, auxiliou os pais com a atividade rural. O pai do formando faleceu no ano passado, vítima de leucemia, e sua mãe, com 73 anos, não esteve na cerimônia por conta das restrições impostas pela pandemia.

Meus pais sempre me apoiaram e me ensinaram a importância do trabalho e também dos estudos. Por isso entrei com o facão e a enxada nas mãos, para lembrar um pouco do sacrifício deles e de outros pais para a formação de seus filhos”, explicou Agnaldo à TV TEM, afiliada regional da TV Globo.

Apesar da ausência, ele acrescentou que a mãe se emocionou ao ver as fotos da homenagem durante a cerimônia. Trata-se do segundo bacharelado do rapaz, que concluiu Administração em 2015. Agora, ele estuda para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e exercer a profissão da graduação mais recente.