Notícias » Ciência

Pedaço de traje espacial de astronauta se quebra durante missão na ISS

Pequeno incidente aconteceu durante reparo externo que durou sete horas

Fabio Previdelli Publicado em 30/06/2020, às 11h00

O astronauta Chris Cassidy durante uma caminhada no espaço em 2013
O astronauta Chris Cassidy durante uma caminhada no espaço em 2013 - Divulgação/ NASA

Durante uma caminhada na manhã da última sexta-feira, 26, o astronauta Chris Cassidy teve um pequeno e inusitado acidente: um pedaço de sua roupa quebrou e saiu flutuando pelo espaço.

Entretanto, apesar da peculiaridade, o incidente não foi nada muito grave, afinal, a peça em questão era um espelho que ficava posicionada no pulso de Cassidy. O objeto tinha função semelhante a um retrovisor automotivo, permitindo que o astronauta enxergasse melhor o que está ao seu redor sem a necessidade de mover seu volumoso e desajeitado traje espacial.

Tudo aconteceu durante a troca de baterias em diversas áreas na Estação Espacial Internacional (ISS). Ao todo, o reparo durou sete horas e, apesar do imprevisto, a atividade foi bem sucedida.

Agora, Chris Cassidy e seu companheiro Robert Bahnken, voltarão a realizar atividades semelhantes do lado de fora da Estação Espacial na próxima quarta-feira, dia 1. Antes da primeira tarefa, a NASA publicou um vídeo em seu Twitter explicando como seria todo esse processo. Confira: