Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pedido de cassação e defensor do AI-5: Como políticos reagiram a prisão de Daniel Silveira

Houve até quem chamou o ministro Alexandre de Moraes de “vagabundo”. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 17/02/2021, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O deputado estadual Daniel Silveira (esq.) rasgando uma placa de rua em homenagem a Marielle Franco - Divulgação
O deputado estadual Daniel Silveira (esq.) rasgando uma placa de rua em homenagem a Marielle Franco - Divulgação

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) na madrugada de ontem, 16, gerou inúmeras reações entre seus companheiros da Câmara dos Deputados.

É o caso de Carlos Jordy (PSL-RJ), que chegou a chamar o ministro Alexandre Moraes de “vagabundo” em uma postagem em suas redes sociais.  

"Acabei de falar com o deputado Daniel Silveira e fiquei sabendo que sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do Alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o Ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero que o Presidente Arthur Lira haja (sic) com postura contra esses ditadores!", escreveu. 

Entretanto, o parlamentar não foi o único a expressar sua opinião em relação a prisão de Silveira, já que outros deputados, muitos de partidos de oposição, inclusive, se manifestaram sobre o ocorrido.  

Enquanto uns pediam por sua “cassação”, como foi o caso do deputado federal Ivan Valente, outros lembravam do histórico do ‘colega’, que “quebrou a placa de Marielle [Franco]nas eleições de 2018 e defendeu um novo AI-5", conforme escreveu Marcelo Freixo. Confira algumas reações! 

Entenda a prisão de Daniel Silveira:

Na noite de ontem, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu uma ordem para a prisão em flagrante do ex-policial militar e deputado federal Daniel Silveira, que é filiado ao PSL do Rio de Janeiro. As informações são do UOL. 

A medida se deu em virtude de um vídeo publicado mais cedo pelo parlamentar. Nele, Daniel faz ataques a ministros da Corte, especialmente a Edson Fachin, Gilmar Mendes e a Alexandre de Moraes, que expediu o pedido.  

Com isso, Silveira foi preso na noite de ontem pela Polícia Federal em Petrópolis, na região serrana do Rio. Entretanto, mesmo em flagrante, a prisão do deputado deverá passar pelo crivo da Câmara, que analisará a ordem de prisão ainda hoje.  

A denúncia feita por Moraes ainda alega que, no vídeo, além de atacar os ministros da Corte, Daniel também defende medidas antidemocráticas, como a adoção do AI-5. Silveira também defendeu a substituição de todos os ministros do STF, instigando "a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes." 

Alexandre de Moraes classificou as atitudes do parlamentar como “gravíssimas”, justificando que elas “não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito". 

O ministro do STF determinou que o vídeo publicado por Daniel Silveira seja bloqueado no YouTube, plataforma na qual o mesmo foi divulgado. Caso a decisão não seja cumprida, haverá uma multa diária de 100 mil reais.