Notícias » Canadá

Pilar encontrado em praia do Canadá tem origem identificada por pesquisadores

O pilar de pedra pesa 100 quilos e instigou pesquisadores

Larissa Lopes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/01/2021, às 15h15 - Atualizado às 17h47

Pilar de pedra foi encontrado em praia abaixo do Parque Beacon Hill, em Victoria, Canadá
Pilar de pedra foi encontrado em praia abaixo do Parque Beacon Hill, em Victoria, Canadá - Divulgação/The Canadian Press

Um pilar foi encontrado na praia de Victoria, capital de British Columbia (BC), no Canadá, em julho do ano passado. Contudo, foi só agora que o Royal BC Museum, museu de história de Victoria, confirmou a origem indígena

Segundo o The Globe and Mail, o item pesa cerca de 100 quilos e fora encontrado diante da maré baixa da praia. O residente local Bernhard Spalteholz tirou fotos da pedra e enviou ao Royal BC Museum, que imediatamente fez o resgate. 

Atualmente, o museu analisa onde o item ficará e se deve ser exibido para o público. Para o curador de arqueologia da instituição, Grant Keddie, a descoberta foi emocionante, ainda que diversos artefatos já tenham sido resgatados na área. 

Encontrada quando já estava tomada pelas algas, Keddie especula sobre a antiga localização da rocha, e afirma que ela poderia ter caído de um penhasco acima da praia, com a força de um deslizamento de terra. 

Para além disso, os pesquisadores do museu tinham o objetivo de descobrir a data em que foi esculpida e seu significado, no entanto, a datação por radiocarbono - procedimento para determinar a idade de carbonáceos -, só pode ser feita em orgânicos.

Pensando nos antigos hábitos dos povos da Costa Salish, Grant Keddie acredita que o item seja uma pedra especial criada para rituais e cerimônias.