Por acaso, um trabalhador do Parque Nacional Nitzana localizou o valioso artefato durante uma limpeza na região
Alana Sousa Publicado em 06/01/2021, às 15h30
No último final de semana, no Parque Nacional Nitzana, no deserto de Negev, Israel, um trabalhador encontrou uma pedra com uma rara inscrição em grego antigo. A informação foi divulgada pelo portal The Jerusalem Post.
O objeto datado entre os século 6 e 7, mede 25 centímetros de diâmetro e, segundo pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel, pode ter sido usada como lápide em um cemitério de povos antigos.
“Nitzana é conhecida como um local chave na pesquisa sobre a transição entre o período bizantino e os primeiros períodos islâmicos. Durante os séculos 5 e 6 d.C., Nitzana atuou como um centro para as aldeias e povoados nas proximidades. Entre outras coisas, tinha uma fortaleza militar, bem como igrejas, um mosteiro e uma estação rodoviária que servia aos peregrinos cristãos que viajavam para Santa Katarina, que os crentes consideravam como o local do Monte Sinai”, explicou Tali Erickson-Gini, da Autoridade de Antiguidades, sobre o passado do parque.
Devido ao rico valor cultural da região, Autoridade de Parques e Natureza de Israel estava realizando um projeto intitulado “Projeto 500”, com o intuito de limpar e preparar trilhas para visitantes. Foi durante essa função que um homem localizou a rocha com inscrição grega. Ainda não se sabe o que diz o texto antigo, estudos mais detalhados serão realizados para descobrir mais sobre o item.
Sobre arqueologia
Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.
Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.
+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI
Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg
Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD
Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL
História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W