Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Pegadas de dinossauros são descobertas ao acaso na Inglaterra

A arqueóloga Marie Woods foi responsável por encontrar uma marca de garras de um terápode na mesma região no ano passado

Isabela Barreiros Publicado em 03/02/2022, às 12h01

A arqueóloga Marie Woods e a descoberta do fóssil em Scarborough, Inglaterra - Divulgação/Marie Woods
A arqueóloga Marie Woods e a descoberta do fóssil em Scarborough, Inglaterra - Divulgação/Marie Woods

A arqueóloga Marie Woods caminhava por uma praia da costa de Scarborough, no condado inglês de Yorkshire, quando se deparou com um fóssil contendo as marcas de duas pegadas de dinossauros que passaram pela região há pelo menos 175 milhões de anos.

Para a pesquisadora, a região "poderia ser chamada de Costa dos Dinossauros", visto que, no ano passado, ela descobriu outro fóssil na área. Ainda maior, a pegada pertencia a um terápode, um dinossauro de três dedos.

Pegada fóssil de dinossauro descoberta / Crédito: Divulgação/Marie Woods

"Eu me sinto muito animada quando encontro algo, fico como uma criança quando encontro. Eu saio muitas vezes ao longo da costa e na praia e então é um caso de tentar colocar seu olho em algo”, contou Woods à BBC.

Ela explicou que as marcas de garras foram feitas pelo dinossauro pelo menos 175 milhões de anos atrás em condições lamacentas e úmidas na região que hoje é North Yorkshire. O local sofreu com tempestades recentes, responsáveis por uma “erosão dramática” no solo.

Detalhes da descoberta feita na Inglaterra / Crédito: Divulgação/Marie Woods

O vestígio fóssil da Era Jurássica poderá ajudar em estudos científicos sobre a região no passado, disse a arqueóloga quando anunciou a descoberta em seu perfil no Twitter, comparando-a à pegada “bastante significativa” encontrada em 2021.