Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Peixe dado como extinto junto aos dinossauros instiga pesquisadores

Pesquisa recente sobre o celacanto revelou dados impressionantes sobre a vida dos peixes antigos

Redação Publicado em 21/06/2021, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do animal em documentário - Divulgação/Vídeo/Youtube/NatGeo Wild
Registro do animal em documentário - Divulgação/Vídeo/Youtube/NatGeo Wild

O ano de 2021 foi marcado por uma instigante pesquisa. Acontece que um peixe dado como extinto ao lado dos antigos dinossauros, há aproximadamente 66 milhões de anos, foi detectado com vida em 1938.

Estamos falando do curioso celacanto, que vem surpreendendo estudiosos da área. Conforme divulgado pela agência de notícias Reuters, as pesquisas recentes informaram que o animal tem vida útil cinco vezes maior do que era imaginado anteriormente.

Vida e gestação 

A pesquisa divulgada na revista Current Biology mostra que esses animais, que existem atualmente na Terra, podem viver por até cem anos. Mas não é só isso.

Além do tempo de vida inesperado, os pesquisadores também descobriram que as fêmeas são capazes de carregar os filhotes durante cinco anos, ou seja, é o tempo de gestação mais longevo já detectado em um animal.

Quanto ao ritmo de desenvolvimento e crescimento, a pesquisa relata que o peixe acaba atingindo um ritmo lento, quando comparado com outros. Para se ter ideia, a maturidade sexual no celacanto pode ser alcançada até os 55 anos.

O método

 Os resultados presentes no estudo foram possíveis após análises nos anéis de crescimento anuais que estão nas escamas do animal. Assim fora possível identificar a idade.

O método de pesquisa muito se assemelha com uma tática usada por outros pesquisadores. "Assim como é feita a leitura de anéis de árvores", diz Kélig Mahé, da instituição oceanográfica francesa Ifremer, que é biólogo marinho e pesquisador do estudo divulgado recentemente.

Quanto ao seu lugar atual na Terra, os peixes curiosos podem atingir profundidades de até 800 metros no oceano. Para se ter ideia do tamanho, as fêmeas podem chegar até dois metros de comprimento e pesar 110 quilos.