Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

Peixe ‘desaparecido’ desde 1974 é redescoberto na Turquia

A espécie Paraschistura chrysicristinae não era vista há 47 anos

Penélope Coelho Publicado em 16/12/2021, às 07h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixe da espécie Paraschistura chrysicristinae - Divulgação/Re:wild
Peixe da espécie Paraschistura chrysicristinae - Divulgação/Re:wild

Nesta semana foi divulgado que pesquisadores da Turquia encontraram uma espécie de peixe de água doce que não era avistada desde 1974. Trata-se do Paraschistura chrysicristinae, um animal pequeno que mede cerca de 3 centímetros.

Após especialistas decidirem investigar áreas inexploradas do local onde o bicho era encontrado anteriormente, 14 peixes da espécie foram achados durante expedição no rio Batman, maior afluente do rio Tigre em território turco.

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 13, pelo portal da revista Galileu, a criatura ameaçada de extinção estava nas primeiras posições de uma lista de peixes que estavam "desaparecidos".

Segundo revelado na reportagem, essa é a primeira vez que uma espécie presente na lista foi redescoberta. Entretanto, ainda existem preocupações.

Agora, os especialistas tentam entender o impacto que a construção de uma barragem no rio Batman causou na espécie Paraschistura chrysicristinae. De acordo com os pesquisadores, será necessário estudar mais para compreender a atual distribuição do animal na natureza.