Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Peixe-lua de 2 toneladas é encontrado por pescadores na costa mediterrânea de Ceuta

O animal foi avaliado e devolvido ao mar logo em seguida

Redação Publicado em 16/10/2021, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O peixe-lua encontrado pesava 2 toneladas - Divulgação / Youtube / Voa News
O peixe-lua encontrado pesava 2 toneladas - Divulgação / Youtube / Voa News

Um grupo de pescadores espanhóis encontrou um peixe-lua gigante no dia 4 de outubro, na costa mediterrânea de Ceuta. Medindo 3,2 metros de comprimento e 2,9 metros de largura, o animal pesava certa de 2 toneladas, de acordo com o biólogo marinho Enrique Ostale, que foi chamado para avaliá-lo. Após a análise, o peixe foi devolvido ao mar.

A espécie conhecida como peixe-lua mamute é considerada ameaçada de extinção e não é consumida no continente europeu.

Segundo o portal de notícias UOL, Ostale, que atua como Chefe do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Sevilha em Ceuta, afirmou que animal era pesado demais para a balança de uma tonelada e que a mesma quase quebrou no momento da pesagem.

"Olhando outros estudos e comparando tamanhos, deve ter pesado cerca de duas toneladas", declarou o profissional à Reuters.

"Não podíamos acreditar na nossa sorte, porque lemos livros e artigos sobre o tamanho que um peixe-lua poderia ter, mas não sabíamos que seríamos capazes de vê-lo e tocá-lo nós mesmos", disse Ostale. Apesar disso, o espanhol revelou que a situação foi um tanto estressante.

"Tivemos que lidar com a situação e avaliar os riscos porque estávamos no meio do mar com dois barcos e um guindaste, mais o peso e principalmente por ser basicamente um animal vivo. Tínhamos que pegar os dados de que precisávamos o mais rápido possível", explicou o biólogo.