Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Pela primeira vez, cidade na França elege mulher trans como prefeita

Marie Cau foi eleita na câmara dos vereadores por um programa de governo baseado no fortalecimento da economia local e na sustentabilidade

André Nogueira Publicado em 26/05/2020, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marie Cau - Divulgação/Youtube
Marie Cau - Divulgação/Youtube

Pela primeira vez na história da cidade de Tilloy-lez-Marchiennes, na França, uma mulher trans foi eleita prefeita local. Marie Cau, política do município, foi eleita pelos vereadores numa eleição histórica.

Segundo depoimento dela, Cau não é uma ativista, mas se dedicou à política municipal e prometeu medidas de ecologia e fortalecimento econômico na localidade em sua campanha pela prefeitura.

"As pessoas não me elegeram porque eu era ou não transgênero, elas elegeram um programa", colocou a recém-empossada à AFP. Na cidade, onde as eleições são realizadas de maneira indireta pelo órgão municipal do legislativo, sua eleição ocorreu por unanimidade.

"A visibilidade das trans e a luta contra a transfobia também dependem do exercício de responsabilidades políticas e públicas. Parabéns Marie Cau!", celebrou no Twitter Marlene Schiappa, atual ministra da pasta de Igualdade de Gênero da França.