Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Pela primeira vez em 20 anos, euro alcança paridade com o dólar

Em circulação desde 2002, a moeda da União Europeia foi negociada a 1 dólar nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/07/2022, às 12h02 - Atualizado às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cédulas de dólar e euro sobrepostas - Getty Images
Cédulas de dólar e euro sobrepostas - Getty Images

O euro alcançou pela primeira vez na história a paridade com o dólar nesta terça-feira, 12. A moeda europeia que entrou em circulação em janeiro de 2002 vem sendo desvalorizada em meio às preocupações de que uma crise de energia leve a Europa a uma recessão.

Por outro lado, a moeda dos EUA segue valorizando em razão das expectativas de que o Federal Reserve, o banco central do país, aumentará as taxas de juros de forma mais rápida que o esperado.

De acordo com informações do G1, especialistas temem que a interrupção do fluxo de gás russo que chega à Europa por meio do gasoduto Nord Stream 1 provoque uma grave crise no continente. Por esse motivo, investidores têm optado pelo dólar, que, na manhã de hoje, chegou a ser negociado a um euro.

O que dizem os economistas

Segundo a fonte, um cenário de recessão poderá dificultar os planos do Banco Central Europeu (BCE) de pôr fim à política de juros baixos e de passar a subir a taxa para combater a inflação.

Não parece haver muito apoio ao euro neste momento. Não se refere apenas aos preços do gás, mas ao que parece ser uma divisão dentro do BCE sobre até que ponto eles devem aumentar as taxas", disse Sarah Hewin, economista sênior do Standard Chartered, à Reuters.

Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) tem encontrado margem para continuar elevando as taxas, uma vez que os números de emprego divulgados na última sexta-feira, 8, revelam que a economia do país norte-americano apresenta maior estabilidade.