Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Pela primeira vez na história, maior jornal dos EUA apoia candidato à presidência

O USA Today já havia sido contra Donald Trump na última eleição, mas definiu apoio a Joe Biden na última terça-feira, 20

Wallacy Ferrari Publicado em 21/10/2020, às 10h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia oficial de Joe Biden - Wikimedia Commons
Fotografia oficial de Joe Biden - Wikimedia Commons

O USA Today, jornal impresso de maior circulação nos Estados Unidos, publicou um editorial declarando apoio formal ao candidato à presidência Joe Biden, do partido democrata. Diferente de outros veículos de comunicação estadunidenses, o jornal permanecia sem manifestar apoio formal a candidatos desde sua criação, em 1982.

Publicado simultaneamente no impresso e no site do jornal, o endossamento ao pleiteante à Casa Branca revisitou posicionamentos anteriores: "Em 2016, nós quebramos a tradição ao pedir que você não votasse em Trump. Agora, estamos demonstrando apoio a um candidato à presidência pela primeira vez. Esperamos que seja a última".

O conselho editorial do veículo especificou o artigo, afirmando que se dirigiam especificamente para os eleitores que ainda não tem certeza em quem votarão ou se votarão — visto que o voto não é obrigatório dos Estados Unidos. A manifestação surgiu após uma pesquisa recente, contratada pelo jornal, apontando que 90% dos eleitores já se decidiram e nada os fará mudar de ideia.

Para embasar o apoio, o USA Today listou pontos negativos da gestão do atual presidente em tópicos, dando ênfase em seu caráter, valores e comportamento em relação a pandemia de coronavírus, decisões militares e posicionamentos públicos.