Notícias » Ucrânia

Pela TV, Ucrânia ensina população a preparar coquetéis molotov

O Ministério da Defesa pede ajuda da população para enfrentar o exército russo, que se aproxima de Kiev

Penélope Coelho Publicado em 25/02/2022, às 14h01

Imagem meramente ilustrativa das Forças Armadas da Ucrânia
Imagem meramente ilustrativa das Forças Armadas da Ucrânia - Getty Images

Em meio ao avanço das tropas russas rumo à capital ucraniana, Kiev, o Ministério da Defesa da Ucrânia fez um apelo para que a população de Olobon, distrito localizado perto da capital, ajude a enfrentar o exército da Rússia.

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias g1, nesta sexta-feira, 25, as autoridades do país emitiram instruções de como preparar coquetéis molotov, para usar contra as tropas russas. A bomba caseira é feita com o auxílio de um combustível, como álcool ou gasolina.

Segundo revelado na publicação, a instrução foi transmitida através de uma rede de televisão da Ucrânia. “Pedimos aos cidadãos que nos informem sobre os movimentos do inimigo, façam coquetéis molotov, neutralizem o ocupante!", pontuou o Ministério.

Nas redes sociais, o órgão do governo pediu para que os “moradores pacíficos” da região — que decidirem não enfrentar as tropas russas — fiquem em casa.

Em meio à invasão russa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, instaurou a Lei Marcial, que consiste na substituição das leis civis por leis militares. Com isso, todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos não podem deixar o país.